MISSÃO

As Irmãs Missionárias Scalabrinianas vivem no mundo a missão de “testemunhar a vida transcendente a todo o povo de Deus, particularmente aos migrantes, ajudando-os a descobrir o amor com que o Pai lhes tem e a esperança à qual são chamados”. (Constituições das Irmãs Missionárias Scalabrinianas, n. 7)

A força do carisma recebido do Fundador continua a operar no tempo, e as Irmãs Scalabrinanas perseverantes na intinerança quotidiana, trabalham em favor da evangelização e contribuem para a melhoria qualitativa da vida dos migrantes colocando-se, como ponte, entre as distâncias e as diferenças nas diversas realidades em que se encontram. Essas querem que a sua presença seja humilde testemunho de comunhão, de partilha e de catolicidade, voz profética que denuncia as injustiças e anuncia a esperança, convocando constantemente à solidariedade e ao compromisso missionário.

Vivem a missão entre os migrantes como expressão de sua vocação de mulheres consagradas e como participação ao “já e ainda não” do Reino, iniciado com a encarnação do Filho de Deus. Essa missão se cumpre com a doação de sua própria vida, com o respeito às diferenças, às culturas e com a promoção das pessoas e dos povos com quem condividem a história; e se concretiza através da catequese, da educação cristã, da pastoral da saúde, da ação social e da pastoral do migrante. As Irmãs MSCS trabalham nas escolas, nos hospitais, nos orfanatos, nos presídios, nos centos de acolhida para crianças necessitadas, nas casas de repouso para idosos, nas casas de formação, nas comunidades étnico-culturais, nas paróquias, nas dioceses, nas conferências episcopais, nos organismos internacionais, nas organizações civis, nos centros de promoções, nos centros de atendimento e de acolhida para os migrantes, nos centros de estudos e de documentação. Em resposta aos desafios da mobilidade humana e fiel ao carisma que a Igreja lhe confiou, a Congregação se faz presente com o testemunho de vida consagrada e com o serviço missionário aos migrantes, especialmente, aos mais pobres e necessitados. O espírito que a anima é aquele da cumunhão universal, através da qual os membros revelam a sua vocação de reconhecer, amar e servir a Cristo na pessoa dos migrantes.

Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas
Província Cristo Rei


 
51 3268 8339

contato@scalabrinianas.org

Rua Miguel Tostes, 187
Bairro Rio Branco - CEP: 90430-061
Porto Alegre - RS